Sobre

Olá, bem-vindo ao Portal do Jurídico em Pauta! Bem, antes de tudo, preciso me apresentar, pois, a minha história profissional está diretamente relacionada com a criação deste projeto.

Me chamo Anastácia Amaral, sou advogada, empreendedora, apaixonada pelo que faço e a idealizadora do Jurídico em Pauta.

Ao longo destes anos de caminhada, a maturidade adquirida no dia a dia me fez perceber que, alguns dos erros cometidos se deram pela ausência de percepção do tipo de profissional que o mercado jurídico me exigia ser.

Ao formar, acreditava que dominar a escrita de complexas peças processuais, ser bem-sucedida em uma diligência, ser comunicativa e sociável me bastavam para alcançar o tão almejado sucesso profissional. Ledo engano! Com a chegada dos primeiros clientes vieram grandes problemas (alegrias também, é claro!). Não tinha uma identidade visual, não tive coragem de cobrar consulta, não soube precificar os meus honorários, quase tive uma síncope antes da minha primeira audiência, por conta do medo de falar em público e de fazer alguma coisa errada, dentre muitos outros acontecimentos (tem história para todos os gostos…trágicas, dramáticas e engraçadas) rs!

No entanto, o instinto empreendedor que sempre me acompanhou, permitiu rapidamente notar que, algumas coisas não estavam sendo executadas da maneira correta e, ainda que sem buscar o preparo adequado, fui tentando consertar algumas práticas de forma intuitiva.

Com o passar dos anos, vieram algumas conquistas e, com elas, novos desafios! Já havia implementado algumas mudanças, mas, ainda faltava muito! Como gerir o escritório que havia montado? Como gerir as receitas e as despesas dele? A demanda cresceu e veio o questionamento: delegar ou não? Não posso permanecer mais generalista, mas, como focar em uma área se preciso de receita para pagar as contas?

A resposta para todas essas perguntas estavam fora do Direito! Me inscrevi em cursos de gestão de escritórios de advocacia, entrevistei profissionais que considerava bem-sucedidos, visitei um contador para entender algumas questões relativas a fluxo de caixa e tributação. Ou seja, fui começando a sedimentar as bases para exercer um empreendedorismo jurídico estratégico, que tornasse ainda mais próspera a minha amada advocacia.

E, deu certo! Aos poucos, com conhecimento que tinha adquirido, disciplina e ritmo, eliminei tudo que era excesso na minha vida profissional, fiz escolhas difíceis, e, em um espaço curto de tempo, comecei a colher bons frutos do meu empenho.

Me tornei uma advogada especializada no Direito de Família e Sucessões, adotei um modelo de negócio pautado no consenso, o que permitiu o meu destaque no mercado que estava inserida, aumentei a minha carteira cliente, mudei para uma grande região empresarial na minha cidade, passei a ter coragem de cobrar honorários condizentes com o trabalho que fazia, implementei cobrança de consultas, separei as minhas finanças pessoais das do escritório, dentre tantas outras coisas.

Foi muita mudança, luta e conquista. Só que ainda era pouco, pois, apenas “me ajudar” não bastava! Senti necessidade de dividir isso com mais pessoas! A partir daí nasceu o Jurídico em Pauta. Ele nem sempre teve esta carinha empreendedora, a primeira formatação dele foi voltada para compartilhar conteúdo relacionado as minhas áreas de atuação, porém, meu coração dizia que não era desta forma que deveria permanecer…observava o comportamento dos advogados e notei que as angústias deles, eram semelhantes às que tinha vivido.

Diante desta constatação, reestruturei o projeto, passei a criar e compartilhar conteúdo voltado para todos os advogados empreendedores que desejam transformar a sua forma de exercer a advocacia, para que ela deixe de ser um meio de sobrevivência e passe a ser o seu meio de vida, que permite realizar sonhos, construir história, ser feliz!

Em 2018, empreendedora inquieta que sou, após muito planejamento, cruzei o oceano atlântico, com a finalidade de desbravar o terreno do empreendedorismo jurídico internacional. Hoje, o escritório, possui cede no Brasil (Malb Advocacia Integrada) e em Portugal (Anastácia Amaral Advocacia), atendendo a mais de 06 países diferentes.

O Jurídico em Pauta, hoje, ajuda a mais de 33 mil advogados que fazem parte da nossa comunidade no Instagram, quase 2 mil inscritos no nosso canal do Youtube e quase 100 advogados situados no Brasil e na Europa já foram ajudados pelo nosso Programa de Mentoria.

Enfim, este é um pedacinho da minha história…história de uma advogada empreendedora que ama o que faz, que luta pelos seus sonhos, que já alcançou muitos deles e que ainda tem muito a conquistar, que espera, de coração, que tudo que for compartilhado neste site inspire, motive e lhe ajude a construir uma linda trajetória profissional.

Anastácia Amaral
CEO and Founder