Advocacia e Inovação em Tempos de COVID-19

Advocacia e Inovação em Tempos de COVID-19

Este artigo o tem a finalidade de abrir a sua mente! O medo do desconhecido tem paralisado muitos advogados, mas, é preciso que saiba que, se comportar de tal maneira diante das dificuldades, de nada adianta!

A advocacia é uma profissão que está sofrendo, sem dúvidas, efeitos muito latentes neste novo cenário, pois, a queda na entrada de novos clientes, a suspensão do andamento dos processos e a redução dos serviços administrativos em geral, repercute diretamente, na receita, gerando uma real preocupação.

Aproveita e acompanha o circuito de Lives que está ocorrendo no @juridicoempauta_.

Uma questão muito relevante de se trazer à tona é importância de agir de forma, minimamente racional, pois, a ansiedade e transtornos outros que estão sendo gerados por esta pandemia, são tão graves quanto, se pensarmos a longo prazo, quanto o COVID-19 em si.

Por isso, este não é o momento de questionar a escolha feita de ADVOGAR (tantos seguidores e alunos com este questionamento tem me preocupado).

É preciso ter um pouco mais de objetividade nas suas atitudes e utilizar este momento para agir de forma ainda mais empreendedora e se preparando para o novo cenário jurídico que está por vir.

Confere agora algumas práticas que você pode adotar:

  1. Enxugue os custos, isso mesmo! Liste tudo e tire o que não for realmente necessário. Agora que estamos sendo forçados a viver com mais privações e percebendo, de forma dura a importância de dar mais valor ao nosso dinheiro e a ter uma reserva financeira, se livre do supérfluo e, se ainda assim, faltar grana, NEGOCIE com os credores! Isso mesmo. Coloque a vergonha de lado, aja com boa-fé e faça um ajuste de contas que consegue suportar até se estabelecer;

  2. Aja de forma estratégica. Existem processos que podem estar parados e este é o momento de peticionar, alguns estão em vias de encerrar, entre em contato com a outra parte e proponha acordo. Aproveite para manter os seus clientes informados. No meu Canal do Youtube tem um vídeo que falo sobre isso, clica aqui e confere. 03 MOTIVOS PARA DAR FEEDBACK PERIÓDICO AO SEU CLIENTE!;

  3. Busque parceiros em áreas que estão mais oxigenadas nesse momento, ainda que não seja a sua área principal de atuação [pausa!kkk tempos difíceis, exigem medidas excepcionais, o que está sendo dito aqui, não exclui a importância de exercer uma advocacia segmentada, ok?], com por exemplo, área trabalhista, tributária, penal, etc. Isso pode gerar receita imediata e também a possibilidade de firmar parcerias prósperas!

  4. Essa é a hora de você estabelecer uma presença digital estratégica. No Programa Mentoria Advocacia de Resultado do Jurídico em Pauta eu tenho um módulo sobre isso e é preciso que entenda que não se tratar apenas de criar uma conta no @instagram, mas, sim, eleger uma rede social que, de fato, se comunique com o seu público alvo.

Espero que tenham gostado desse conteúdo e até próxima semana!

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