Como ser um Advogado Digital de sucesso?

Como ser um Advogado Digital de sucesso?

A presença digital em nossas vidas é um fato inquestionável e que ela irá se estender para todos os seguimentos profissionais, inclusive para o da advocacia. A finalidade deste texto é mexer com as suas ideias acerca da forma como você vê isso, pois, se és avesso a tecnologia, esta é a hora de mudar.

Pesquisas apontam que, atualmente, mais de 90% das pessoas usam a internet para buscar produtos e serviços.[1] Número expressivo, não é mesmo?

Ainda que a área do direito seja pautada na formalidade e no conservadorismo de suas práticas, é inquestionável que, aquele que deseja desemprenhar as suas funções, isso em um futuro muito próximo (eu diária na atualidade), precisará acompanhar a evolução social e repensar a forma como exerce a sua advocacia.

Costumo dizer que somos uma geração de transição, aprendamos a advogar com grandes referências, as quais, adotavam práticas totalmente diferentes, que, à época, davam bastante certo, entretanto, hoje, precisamos repensá-las e reformatá-las, face ao cenário atual.

Por mais que a área do direito seja muito tradicional e conservadora, é fato notório que os grandes profissionais militantes na área, que, coincidentemente também são os que mais se destacam, já perceberam a importância de investir em outras áreas, a fim de conseguir estabelecer de forma positiva a sua advocacia.

Tem um vídeo no meu canal do Youtube que fala sobre ADVOGADO NÔMADE DIGITAL, confere, vale a pena! Aproveita e se inscreve no Canal, temos vídeos novos todas as terças-feiras.

https://www.youtube.com/watch?v=zuw3bs9mGQI

O exercício de uma advocacia mais digital, informatizada é uma realidade, e, para isso, escrevo esse artigo, para lhes compartilhar três premissas muito importantes para todo advogado que deseja modernizar a sua atuação e implementar a advocacia digital.

ACESSIBILIDADE

Primeiro, seja acessível. A acessibilidade é imprescindível, pois, como estará migrando da modalidade tradicional de atuação, qual seja, atendimento presencial, para a digital, é preciso que o cliente faça contato contigo de uma forma rápida e fluida. Isso vai fazer com que a receptividade do cliente seja positiva e fará com que você enfrente menos resistência.


AGILIDADE

Nesta era digital, quem menos anda voa (rs), mas, é verdade! A velocidade com que tudo acontece, faz com que, precisemos ser ágeis ou perderemos boas oportunidades. Na modalidade digital de atuação, ser célere na resposta é uma premissa muito importante para manter o elo de confiança com o se cliente. Saiba que, somente por ser algo novo, a exigência será muito maior na fase de transição. Por isso, não mantenha hábitos antigos e busque se adequar as características que a sua nova forma de atuar requer.


DISCIPLINA

Sim! Essa danada persegue a todos nós, não é? Rs Mas, sem ela, nenhum negócio vai para frente, sobretudo, o que se executa de forma digital. Precisa ter uma boa rotina de respostas e um padrão de atendimento definido. Isso tornará a sua proposta de inovação mais credível e verá o resultado e, sem dúvida colherá o resultado positivo disso!

 

Espero que esse conteúdo tenha sido relevante na construção de um novo paradigma para o exercício da sua advocacia.

Um grande abraço e até o próximo artigo.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe ele, deixei seu comentário, interaja! Ajude a esta comunidade do Jurídico em Pauta a crescer.

[1] Estatística feita através de pesquisa realizada pela TNS Research International, em que foram entrevistados 1.000 usuários, com 16 a 35 anos, residentes em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Salvador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *