3 ferramentas para tornar sua advocacia mais digital

3 ferramentas para tornar sua advocacia mais digital

Vivemos em uma era totalmente digital e, os que ainda resistem a esta realidade, sofrem sérios riscos de serem “engolidos” pelo avanço da tecnologia no exercício de toda as profissões, e, claro, que a advocacia não estaria fora deste contexto.

A cada dia que passa, muitas das funções do advogado, estão sendo substituídas pelas máquinas, a exemplo temos: controle de prazos, relatório para clientes, gestão de tarefas, algumas petições de ações relacionadas a contencioso de massa, preenchimento de documentos como procuração, contrato de honorários, dentre muitas outras atividades.

Eu, particularmente, não acho isso algo ruim! Talvez até já tenha me angustiado com isso em algum momento da minha carreira, mas, rapidamente percebi que não valeria a pena resistir, fui inteligente e optei por me aliar a esta poderosa ferramenta de trabalho.

Dedicarei, em breve, um artigo aqui no Blog para tratar deste tema: os advogados serão substituídos pelas máquinas?

 

Hoje, tenho a internet como um dos pilares da minha advocacia, sem ela não teria expandido minha atuação profissional de modo a, em 2018, estabelecer uma sede do meu escritório em Portugal (acesse o Instagram do meu escritório), enfim, crescido profissionalmente.

Quantos de vocês que estão a ler este artigo, passaram tardes, dias, até semanas preenchendo infinitas planilhas, acessando o site dos tribunais para verificar processo por processo, com a finalidade de acompanhar o andamento dele, não perder prazo, controlar o rendimento das diligencias realizada, etc? Com certeza, muitos! Talvez uma menor parcela dos meus amados leitores, já esteja entrando no mercado com uma visão mais tecnológica, em que a automação destas tarefas é uma realidade e o trabalho intelectual seja o predominante dentro dos escritórios de advocacia atualmente.

A verdade é que a tecnologia veio para ficar e utilizá-la como aliada pode abrir um horizonte de infinitas possibilidades profissionais.

Por esse motivo, neste artigo irei lhe apresentar 3 ferramentas que vão lhe ajudar a trabalhar de qualquer lugar do mundo!

Elegi este tema, pois, considero tempo a grande moeda do século. Todos vivem afirmando que estão em busca de mais tempo, que gostariam que o dia tivesse mais de 24hs e por ai vai! E, este foi um dos grandes motivos que me levou implementar reuniões, via web, no meu escritório. Além de ser um grande diferencial, eu não exijo do meu cliente que ele precise, muitas vezes, cruzar a cidade para me encontrar, que pegue engarrafamento, pague estacionamento e todas essas questões associadas ao deslocamento de um lugar para o outro.

Desse modo, desde o período que só atuava no Brasil, já adotava esta prática e estas as ferramentas digitais, com a finalidade de otimizar meu tempo e dos meus clientes, lhes oferecendo alternativas para nossas reuniões, expandindo meu negócio e profissionalizando, cada vez mais, a minha advocacia.

Mas, então, vamos as ferramentas:

ZOOM – Zoom é uma plataforma de vídeo e áudio conferência online para empresas, profissionais e coletivos que necessitam manter reuniões sem que a distância seja um impedimento. Zoom funciona diretamente desde o navegador mas também conta com app para iPhone, Android, complemento de Outlook e extensões para navegador.[1]

O Zoom é, hoje, uma das ferramentas que mais utilizo para reuniões e aulas. Considero ele rápido, com uma boa qualidade de som e imagem. Ele também viabiliza o compartilhamento de tela e gravação das reuniões, o que são funcionalidades valorosas. Existe a versão paga e a gratuita, que, dentre as limitações, está a possibilidade de realizar reuniões com duração máxima de 45 minutos.

 

Conheça o meu Programa de Mentoria voltado para advogados empreendedores.

SKYPE – Skype é um software que permite a realização de chamadas de vídeo e voz, enviar mensagens instantâneas e compartilhar arquivos com outras pessoas em Skype. Você pode usar Skype em tudo o que funciona melhor para você – no seu celular, computador ou tablet. Mediante o pagamento de uma pequena quantia, poderá fazer mais, de mais formas e com mais pessoas, incluindo ligar para telefones ou enviar mensagens SMS. [2]

O Skype já utilizei mais como ferramenta de videoconferência, de fato, hoje uso mais o Zoom, mas, há uma grande popularidade neste software, sendo, sem dúvidas, o mais popular no mundo dos negócios. E claro, não deixo de oferecer ao meu cliente a alternativa de usá-lo, caso ele prefira. Desta ferramenta hoje, o que mais é valoroso, para mim, é o recurso de poder ter uma linha telefônica no Brasil, mesmo estando em Portugal, e permitir que meus clientes me liguem como se fosse chamada local. É, de fato, brilhante.

 

GOOGLE HANGOUTS – Google Hangouts é uma plataforma de comunicação, desenvolvida pela Google, que inclui mensagens instantâneas, chat de vídeo, SMS e VOIP. [3]

Sou uma grande usuária das funcionalidades do Google, mas, o Google Hangouts utilizei poucas vezes. No entanto, todas elas foram muito bem-sucedidas e penso que seja importante tê-lo como opção para os meus clientes (e sugiro que adote a mesma prática junto aos seus).

 

Neste artigo quis lhe mostrar as possibilidades que implementar uma advocacia mais digital pode lhe trazer, todas elas em prol do crescimento e expansão da sua advocacia, espero que tenham gostado!

Um grande abraço e até a próxima.

[1] https://blog.onedirect.pt/blog-onedirect-pt/o-que-e-zoom

[2] https://support.skype.com/pt/faq/FA6/o-que-e-skype

[3] https://pt.wikipedia.org/wiki/Google_Hangouts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *